Teologia é hoje em dia um assunto muito pesquisado e estudado dentro e fora das igrejas. Cada vez mais pessoas buscam entender todo início da criação de Deus e entender da sua soberana vontade.

O estudo teológico é hoje um dos principais meios de compreender a relação de Deus com o homem, e também de entender a bíblia na sua forma correta.

Afinal, o que é teologia?

Teologia é o estudo de Deus. De forma mais precisa podemos dizer que é uma área que estuda os desígnios de Deus e a sua relação com a humanidade.

Na teologia temos diversas categorias de estudos. Em geral dizemos que ela pode ser dividida em quatro partes, a saber: teologia sistemática, teologia bíblica, teologia histórica e teologia prática.

Veremos a seguir os conceitos envolvidos na teologia histórica, conhecendo seus princípios básicos e fundamentos.

O que é teologia histórica?

A teologia histórica (também chamada de história da teologia ou história da doutrina) se relaciona com a história da igreja e da teologia cristã, investigando as ideias e acontecimentos que se desenvolveram.

A Teologia Histórica tem como seu objetivo principal apresentar a ligação existente entre o contexto e teologia.

A teologia histórica não é só uma análise da história da teologia cristã, mas sim é um estudo histórico que identifica como os cristãos de diferentes épocas entenderam os vários tópicos teológicos.

O estudo do ensino da Igreja e o pensamento envolvido podem incluir outras abordagens como:

História do dogma: analisa temas doutrinários, sendo a doutrina da Trindade, a doutrina da pessoa de Cristo e a doutrina da graça.

História do pensamento cristão: identifica tópicos que abordam questões filosóficas, sociais, éticas e políticas.

História da teologia: A história da teologia não é limitada como a história do dogma, e também não é tão ampla como a história do pensamento cristão. Mas a história da teologia usa tanto a história do dogma como a história do pensamento cristão em sua abordagem.

História da doutrina cristã:

A história da doutrina cristã engloba um assunto intermediário entre a história dos dogmas e a história da teologia.

Podemos dizer que a doutrina crista é mais ampla que dogmas e mais restrita que o campo da teologia.

A história da doutrina cristã e a história
da teologia são muito próximas imã da outra, se diferenciando no fato que, a doutrina cristã destaca mais os aspectos do ensino e da transmissão da verdade e da fé.

Abordagens da teologia histórica:

Na teologia histórica podemos estudar a  história da teologia com base em duas abordagens básicas: temática e cronológica.
A abordagem temática considera cada tema da teologia crista (deus, cristo, igreja), mostrando como cada um destes temas foi estudado e analisado ao longo dos anos l.

Já a abordagem cronológica leva em conta os principais autores e também os principais tópicos discutidos em cada período da história,  fazendo um estudo desde  a igreja antiga até o período atual que vivemos.

Linha de pesquisa da teoria histórica:

O estudo da teologia histórica permite explorar e pesquisar diversos aspectos que contribuíram para o desenvolvimento do cristianismo no decorrer da historia.

A linha de pesquisa como dito anteriormente engloba tanto a história da igreja como a história da teologia.

É importante conhecer a história da igreja porque nos proporciona um conhecimento de como as mesmas foram desenvolvidas e quais os pensamentos envolvidos.

O que aprendemos até aqui:

  • Teologia histórica analisa o contexto histórico da igreja e da teologia.
  • A teologia histórica permite compreender os acontecimentos que formaram a igreja e o campo de estudo teológico.
  • A teologia histórica pode ser abordada com base em duas perspectivas: temática e cronológica
  • Abordagem temática se relaciona  com os temas teológicos como Deus, salvação, Jesus, etc.
  • Abordagem cronológica investiga tópicos e acontecimentos ao longo do tempo.

Porque estudar teologia é importante?

O estudo da teologia amplia nossa visão sobre Deus e a sua soberana vontade. Além disso, quando estudamos teologia, ficamos possibilitados de falar com propriedade sobre os tópicos da bíblia.  O estudo teológico nos abre o entendimento e nos proporciona conhecimentos construtivos.

Conclusão:

A teologia histórica vem como uma área que analisa os acontecimentos que envolvem a igreja e o estudo da teologia. Entender toda essa história permite que muitos tópicos nos sejam esclarecidos.