A justificação é o ato pelo qual um pecador arrependido recebe o livramento da penalidade da lei, recebendo da graça e do favor de Deus. Deus é o próprio autor da justificação. Vejamos os versículos a seguir:

Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica”. Romanos 8:33

Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus”. Romanos 3:24

Características da justificação: 

Vem pela graça: Nós não somos merecedores do amor de Deus, mas por sua graça Ele nos concede de sua misericórdia. Quando um homem demonstra seu arrependimento verdadeiro Deus o justifica, fazendo dessa pessoa uma herdeira de sua rica bondade.

É instantânea: Este ato da justificação ocorre no momento em que a pessoa crê. Justificação não é um processo com passo a passo ou com fases para serem seguidas, e sim é um ato que acontece com a fé da pessoa em Cristo Jesus e com o seu arrependimento.

Cristo é a sabe da justificação: Cristo é a base única para nossa justificação. Somos culpados diante de Deus, mas o sacrifício de Cristo realizado em nosso lugar nos proporcionou o perdão de Deus, assim somos feitos justos diante de Deus pela justiça de Jesus Cristo.

Elementos da justificação:

Os elementos da justificação são: graça, sangue e a fé.

Graça: A graça de Deus é o favor imerecido. Não merecemos, mas Ele entregou seu filho Jesus para morrer pelos nossos pecados e ressuscitar trazendo graça. Sem a graça não teríamos direito a vida eterne. Temos na bíblia diversas passagens que falam sobre essa maravilhosa graça de Deus.

“Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.

Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo quando ainda estávamos mortos em transgressões – pela graça vocês são salvos.

Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie”. Efésios 2:1-9

Sangue: No sangue de Jesus encontramos nossa justificação. Jesus é Santo, Ele se fez maldição por nós. Ele derramou cada gota de sangue pelo nosso pecado. Alí na cruz ele estava apagando as nossas transgressões. Ele estava nos dando o direito de nos tornamos filho de Deus, remidos, lavados e limpos.  O sangue de Jesus é a propiciação. É a nossa justificação.

Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado”, 1 Pedro 1:18,19

: O homem nada alcançará com suas forças próprias e nem com suas boas obrar. É através da fé que o homem aceita o sacrifício justificador de Jesus.

Não podemos alcançar a graça de Deus através de nossos esforços. Não importa o quão grande seja nossas obras, ela não nos levará para a justificação em Cristo.

A pela fé que cremos na palavra do Senhor. É pela fé que alcançamos misericórdia. É pela fé que agradamos a Deus. A fé é o nosso firme fundamento. Quando aceitamos o sacrifício que Jesus fez por nós, aí então recebemos de sua justificação.

Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio.
Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.
Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo
”. Gálatas 3:25-27

Conclusão:

Maravilhosa é a doutrina da justificação em Cristo Jesus. Hoje podemos ser chamados de filhos de Deus.

Não estamos justificados mais debaixo da lei. Estamos debaixo do sangue do Senhor.

Deus nos concede a justificação através dos seguintes elementos:

  • Graça
  • Sangue