O que é ser cristão?

Cristão é aquele que segue a Jesus, que compartilha da fé em Cristo Jesus. Não podemos afirmar que cristão é simplesmente aquele que frequenta uma igreja ou aquele que é religioso demais. Ser cristão é ser um verdadeiro seguidor de Cristo.

O dia a dia de um cristão:

Todos aqueles que são considerados cristãos precisam demonstrar atitudes diante da sociedade para comprovarem da sua fé. As pessoas observam e esperam exemplos daqueles que estão imersos na palavra de Deus.

Seja em casa, na escola, no trabalho ou qualquer outro lugar, o fato é que devemos ser um verdadeiro exemplo de quem segue a Jesus.

Como ser um cristão melhor no emprego?

Viver com bom testemunho em um ambiente de trabalho é um desafio. O local de trabalho é repleto de pessoas diferentes, com crenças diferentes. Como dito anteriormente, as pessoas esperam o bom testemunho.

Além disso, os desafios que nos cercam no dia a dia são muitos. Às vezes passamos por tribulações, por problemas com os chefes, problemas com os colegas de trabalho, dentre outras situações adversas.

A bíblia nos traz palavras que podem nos ajudar a conduzir nossa vida profissional, nos tornando um cristão melhor em nosso emprego. Vejamos:

1 – Seja o sal da terra e a luz do mundo (Mateus 5:13-16): “Vós sois o sal da terra … Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens”

Como está na palavra, devemos ser sal da terra e luz do mundo. Devemos apresentar atitudes diferentes. Se há situações problemáticas no serviço, não devemos nos juntar com aqueles que murmuram, mas precisamos fazer a diferença. Troque a murmuração pela oração. A sua forma de agir diante de uma situação difícil, vai chamar a atenção das pessoas.

2 – Não dê ocasião para o mal: No seu emprego pode haver situações em que as pessoas se ajuntam para falar coisas que podem não agradar a Deus. Fuja das maledicências das pessoas que não compartilhem da mesma fé.

Não é preciso se afastar das pessoas, pelo contrário, seja próximo das pessoas, porém tenha admoestação no seu falar. Que o seu ouvir, o seu falar, o seu sentir seja diferente.

“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” É o que está em Salmos 1:1.

3 – Dê o seu testemunho: Em seu ambiente de trabalho seja uma pessoa educada, uma pessoa leal e idônea. Alguém te contou um segredo? Não espalhe. Alguém está com problema? Dê uma palavra de esperança.

Seja cordial com todos. Seja atencioso até mesmo com aquela pessoa que você percebe que não gosta de você.

Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus“. (Mateus 5.16)

4 – Seja firme na palavra de Deus: Seguir a Cristo não é fácil. A palavra de Deus diz: ‘e no mundo tereis aflições’ (João 16:33), mas ainda no mesmo versículo temos uma palavra de consolo que diz: ‘mas tende bom ânimo, eu venci o mundo’.

No local do seu trabalho é certo que terá dias que não serão favoráveis. Acontecerão situações desgastantes, mas lembre-se que na própria palavra de Deus já estava previsto que aqueles que seguem a Cristo passariam por aflições.

O segredo é manter firme a sua fé. Não apague o seu bom testemunho mediante situações, pois as situações são temporárias e logo algumas pessoas esquecem, mas a sua atitude pode ser lembrada para sempre.

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”
5 – Se coloque na dependência do Espírito Santo: Como cristãos não podemos pagar o fogo do Espírito Santo. Devemos buscar ser cheio do Espírito Santo, para que Ele conduza nosso modo de falar, nosso modo de agir, nosso modo de pensar, nossas atitudes.

Estas são dicas para você testemunhar de sua fé em seu trabalho. Em resumo, para você ser um cristão melhor no seu emprego, esteja embasado na palavra de Deus, além disso, seja honesto, discreto, leal, atento, cordial, educado, seja diferente, seja confiável.