O casamento é um vínculo estabelecido entre duas pessoas, que se unem formando uma nova família.  O casamento deve ser reconhecido pela lei (civil) e em alguns casos há o reconhecimento religioso (igreja).

No contexto bíblico, a família é uma instituição de Deus. Quando duas pessoas decidem se casarem, elas estão assumindo que uma nova família será formada.  Sendo assim, essas duas pessoas passam a ter compromisso responsabilidade uma com a outra.

Embora o conceito sobre o casamento pareça simples, ele não é.   Podemos perceber na sociedade que muitos casamentos são findados ou enfrentam crises intermináveis.

Como dito anteriormente, uma família é instituição de Deus, e por isso na bíblia que é a sua palavra, temos orientações que podem transformar um casamento.

Como a bíblia pode transformar seu casamento?

A resposta é: estudando. Isso mesmo, é através do estudo da bíblia que seu casamento poderá ser transformado. A bíblia nos serve como um manual. Mas como? Veremos a seguir como isso é possível.

1 – Casamento direcionado: Ao estudar a bíblia a sua vida é direcionada pelo Espírito Santo, fazendo com que você busque um relacionamento abençoado dentro do seu casamento.

2 – Oração fortalece o casamento: Quando você estuda a bíblia você sente a necessidade de orar, a oração é muito eficaz em um casamento. Quando os dois oram juntos, acabam fortificando um ao outro.

3 – Ler a palavra de Deus traz esperança:  Se seu casamento passa por tribulação, tenha certeza que quando você começa a estudar a bíblia você começa a ter esperança.  Ao invés de desistir do seu casamento você encontra forças em Deus para mudar o que é preciso.

4 – Estudar a bíblia proporciona comunhão: Estude a bíblia juntos, além de adquirir conhecimento mútuo, a comunhão melhora bastante. Um aprende com o outro.

5 – Um casamento embasado na palavra de Deus é fortificado. Quando você coloca Deus no centro do relacionamento ele se torna forte.

Versículos para os casais estudarem:

A união projetada por Deus:

Marcos 10:8 – “E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne“.

Gênesis 1:27-28 – “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra“.

Marcos 10:9 – “Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe“.

Eclesiastes 4:9-10 – “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante“.

O valor do perdão e da paciência:

I Pedro 4:8 – “Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados“.

Mateus 6:14 – “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós“.

Resistindo as tentações:

I Coríntios 10:13 – “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar

Hebreus 13:4 – “Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará“.

Confiando em Deus:

Provérbios 3:5-6 – “Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas“.

Conclusão:

Há diversos outros versículos que podem ser usados pelos casais para que se mantenham em uma comunhão abençoada.

A bíblia é a palavra de Deus para nossas vidas, ela nos orienta em toda nossa conduta. É importante que o estudo da bíblia seja realizado pelo casal, aprendendo um com o outro, é importante também que o casal faça uma oração antes de iniciar o estudo. Independentemente da situação, estude e aprofunde na palavra do Senhor, Ele é o mais interessado em que o seu casamento dê certo.